Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CODEP)

A Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas tem como objetivo promover o aprimoramento profissional e o desenvolvimento pessoal dos (as) servidores (as) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através da oferta de cursos que possibilitem o contato com a aprendizagem de novas ferramentas, técnicas, vivências, e conteúdos das mais diversas áreas do saber. 

Trilhas de Aprendizagem

As Trilhas de Aprendizagem oferecem suporte para o desenvolvimento de competências necessárias ao incremento pessoal e profissional dos servidores da UNEB. Através de caminho individual e personalizado de acordo com o seu propósito e interesse, as Trilhas oferecem protagonismo ao servidor com a possibilidade de escolher o que irá fazer parte do seu desenvolvimento.

Segundo Freitas (2002), trilhas de aprendizagem são caminhos alternativos e flexíveis a serem percorridos pelo profissional, visando ampliar as competências necessárias para um melhor desempenho profissional, através dos recursos formativos.

Os eixos formativos foram criados com o objetivo de conciliar as competências da instituição com as aspirações de seu corpo funcional. Foram contemplados 3 (três) eixos: (i) Formação Geral com o objetivo de desenvolver competências básicas e estratégicas a todos os servidores/técnicos administrativos; (ii) Formação de atuação estratégica como requisito obrigatório para todos os gestores de equipes, ou que por ventura pretendam assumir cargos de liderança; e (iii) Formação Especifica para que os servidores se qualifiquem a exercerem suas atividades em áreas específicas de atuação, ou ainda, em áreas que anseiem atuar.

Atribuições da Coordenação

  • Planejar e acompanhar os eventos alinhados com os objetivos institucionais;
  • Analisar a viabilidade do atendimento da demanda por ações de desenvolvimento;
  • Organizar e divulgar cursos e eventos;
  • Administrar inscrições;
  • Verificar as ferramentas necessárias para execução dos cursos;
  • Constituir os processos de pagamento de instrutores;
  • Disponibilizar os certificados dos cursos e eventos;
  • Elaborar edital para seleção de novos instrutores e edital para publicação de e-book com artigos dos técnicos administrativos sobre gestão Universitária;
  • Implementar, articular e gerenciar estratégias para a execução das ações de Instrutoria;
  • Selecionar Instrutores para atender as demandas;
  • Avaliar o atendimento da expectativa do servidor em relação aos eventos promovidos.

Participação em Eventos

Os eventos oferecidos pela PGDP/CODEP têm como público os servidores e servidoras da Universidade do Estado da Bahia (efetivos, cargos comissionados e REDA).

Ao concluir o curso, com frequência mínima de 75%, o servidor estará habilitado a receber o certificado.